domingo, 22 de abril de 2012

O nome da Rosa

Quem escreve sabe o quão difícil pode ser batizar um personagem. Horas, dias, quiçá semanas para dar nome aos bois, vacas, bezerros, a todo tipo de gente. Agora imaginem só a angústia de quem escreve e está a poucos meses de ser mãe de uma garotinha linda, fofa, cúti-cúti dos pés à cabeça. É o caso de uma querida amiga, a Diva.

Ela já visitou o alfabeto inteirinho: de Amanda a Zuleica, passando por Beatriz, Carolina, Estela, Fernanda, Gabriela, Júlia, Laura, Nívea, Patrícia, Renata, Sofia, Tatiana e Vanessa. Nada, nada lhe agradou. Substantivos próprios, sem dúvida, mas excessivamente comuns para sua filhota do coração − que merece, segundo palavras dela, "um nome exclusivo".

Como Diva é pessoa levemente cabeçudota (incapaz de resistir a filme do Godard numa sessão à meia-noite ou a palestra sobre Kant num domingo à tarde), sugeri-lhe uma homenagenzinha a qualquer filósofo de renome. Opções exclusivas não faltariam: Adornanda, Aristoteia, Hegelina, Nietzscha, Platoneide, Sartrina, Socratânia, Umberta...

Eca.

Diva detestou todas. Passou, então, a cogitar nomes estrangeiros: Annie, Drew, Felicity, Hillary, Julie, Kate, Meryl, Sharon. Mas logo desistiu deles por considerá-los simplesinhos demais.

Oh. My. God.

Ainda insatisfeita, ela resolveu se arriscar pelo perigoso território dos compostos: Ágatha Maria, Cecília Roberta, Felipa Gertrudes, Giovana Dinorá, Jezebel Helena, Melissa Catarina, Teodora Betânia, Zenaide Paloma. Graças a um milagre de São Pelópidas dos Nomes Multissílabos, não se apaixonou por nenhum.

Cansada de tanta procura, decidiu enfim esperar o nascimento. Quem sabe não encontrasse "o" nome ao ver a criança. Quem sabe a garotinha linda, fofa, cúti-cúti dos pés à cabeça não viesse com etiqueta de identificação ou crachá pendurado na chupeta. Quem sabe suas bochechas não desabrochassem sugestivamente rosadas.

(Desabrocharam.)

4 comentários:

  1. Ola !Estou seguindo seu Blog.Se puder comentar e seguir os meus 2 blogs:

    http://ganheclicandonanet.blogspot.com.br/
    http://strawberrieslike.blogspot.com.br/

    Se interessar,de uma olhadinha nos links do meu blog,maneiras garantidas e testadas de como ganhar dinheiro.Esses sites REALMENTE PAGAM,não é FRAUDE!Pois tem muitos que prometem várias coisas e não pagam nada.
    Bom,os links estão lá!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, realmente MUITO difícil dar um nome. Quando resolvemos que iríamos comprar uma cachorrinha, já cogitamos milhões de nomes, mas, assim que a vimos, mudamos de ideia!

    ResponderExcluir
  3. Identifiquei-me deveras com sua Diva,também vivi essa dúvida cruel. Entretanto, escolhi antes de ver as big bochechas cuti-cuti rosadas. Como, a julgar pela cútis desmelaninizada da mãe, a filha havia de ser branquicela, Bianca foi o nome escolhido. E herdou toda a melanina que havia na família do pai e da mãe. Mas o nome segue sendo lindo...

    ResponderExcluir
  4. Para nomear uma criança (tarefa delicada, não?) é fácil: basta perguntar a ela, ainda no ventre de sua mãe, pelo seu nome. Ela responderá, certamente...basta a mãe ouvi-la. Cada pessoa já vem realmente com o crachá.

    Katia Zandomingo

    ResponderExcluir