domingo, 4 de novembro de 2012

Posso te falar uma coisa?

Aconteceu no Face. Bastou o Mestre lamentar o fato de a cantora Vanusa “submeter-se” (palavrinha dele) à propaganda do cartão Visa – que recorda o constrangedor episódio do hino nacional – para os discípulos o acompanharem em procissão. Pensei a mesma coisa. Concordo plenamente. Que triste. Quanta degradação. Tudo pelo vil metal.

Haja choro, vela e ranger de dentes.

Felizmente, porém, surgiu uma voz que evitasse a unanimidade mala (ou mula, sei lá). Que descurtisse o queixume do professor e não o compartilhasse com meio mundo.

Que lembrasse o quão maravilhosa é a capacidade do ser humano de rir de si mesmo, de não se levar (tão) a sério, de transformar em piada um pretérito imperfeito.

Como um dia fez o Byafra ao estrelar um comercial em que estridulava “Sonho de Ícaro” e botava o ladrão de automóvel para correr, correr... voar, voar... subir, subir...

Ou o atorzão Ricardo Macchi (o eterno cigano Igor da novela Explode coração) ao tirar um sarro do próprio talento contracenando com o pequenino Dustin Hoffman numa peça publicitária da Fiat.

Nem preciso dizer que os três – Vanusa, Byafra e Macchi – faturaram bons trocados e preciosos quinze segundos de fama nessas brincadeiras. Trolaram a si mesmos e ainda lucraram com isso. Ah, vale destacar: eles não foram obrigados a comer jiló, amarrados no alto de um poste ou torturados com requintes de Jigsaw até que aceitassem participar das respectivas campanhas.

Por fim: se eu fosse a Vanusa, não faria mais um showzinho sequer sem errar a letra de pelo menos uma canção  de propósito, claro. Certeza de que a plateia viria abaixo.

Quiçá pediria bis bradando retumbantemente Amada! Idolatrada! Salve, salve!

4 comentários:

  1. A sociedade agora vive uma onda idiota de ser politicamente correto, Vai a merda temos rir dos nossos erros mesmo, rir das cagadas que fazemos, ou alguém acha que é perfeito e não erra, não sentimentos fortes de raiva, ira, inveja, ganância, gula e tantos outros!
    sociedade hipócrita, é como ovo choco, bonitinho por fora e podre por dentro!
    Esses três citados estão certos, se ganharam dinheiro com a arte deles, quem é trouxa? Eles? Não, é quem dá prestígio, eles são espertos!

    ResponderExcluir
  2. Ela teve seu tempo de sucesso.
    É meio ridículo isso de aproveitar de episódios bobos que aconteceram pra poder ganhar mais alguns segundos de fama e dinheiro. Veja o Ronaldo numa propaganda da Claro.

    ResponderExcluir