domingo, 14 de outubro de 2012

Filme de festival

Mostras de cinema são um parque de diversões para quem quer dar um tempo nos cinemarks e kinoplexes da vida. Para quem quer descansar cabeça e coração de tanto super-herói salvando o mundo, de tanto bruxo salvando o mundo, de tanto vampiro e lobisomem salvando o mundo – de tanto efeito especial salvando o mundo.

Só é preciso ter estômago forte. E mente aberta. Escancarada. Para não passar mal ao tropeçar e cair numa sessão em que o prato principal é um longa que mistura Império Romano, banheiros japoneses ultramodernos, viagens no tempo e mangás. Tudo isso regado a uma trilha sonora que aposta na ópera e em temas épicos dignos de Ben-Hur.

Traduzindo: o filme narra a história do arquiteto romano Lucius Modestus, que de repente passa a fazer inúmeras viagens até o Japão dos dias de hoje, onde se inspira nos banheiros locais para construir termas cada vez mais sofisticadas em sua terra natal. O bonitão (invariavelmente nuzim com a mão no bolso) acaba chamando a atenção da jovem Mami, que acredita ter encontrado nele o herói de seu novo mangá.

Ah, o nome da pérola é Termas romanas. E o da ostra, digo, do diretor, Hideki Takeuchi.

O respeitável público, composto de criaturas quase tão exóticas quanto as que sassaricavam do outro lado da telona, ria loucamente de cada piadinha (involuntária) que o protagonista soltava toda vez que se via diante de um novo aparato dos avançadíssimos sanitários nipônicos. E por pouco não pôs o cinema abaixo quando ouviu o sujeito dar à sua fã uma razão para pensar que eles se veriam de novo: "Todos os caminhos levam a Roma".

Ge-ni-al. É o que devem ter achado a mocinha de óculos à Scorsese, o rapazola de penteado à Tim Burton e a tribo de figurino à Björk.

Já eu  achei divertido. Como divertida pode ser a tarde num parque de diversões. Só é preciso ter estômago forte para encarar as curvas inesperadas da montanha-russa e as esquinas escuras do trem-fantasma. Ou, no caso de um festival de cinema – cujo cardápio costuma ser variado , mente aberta, escancarada, para às vezes digerir um sushi com molho à bolonhesa.

5 comentários:

  1. Droga, preciso ver esse filme! "Para quem quer descansar cabeça e coração de tanto super-herói salvando o mundo, de tanto bruxo salvando o mundo, de tanto vampiro e lobisomem salvando o mundo – de tanto efeito especial salvando o mundo." < THIS

    ResponderExcluir
  2. Daqui quatro dias começa a Mostra Internacional de Filmes aqui em São Paulo... já estou tentando me organizar para assitir o máximo de filmes que puder... é sempre uma temporada boa por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Deve ser uma beleza hein! Sei lá achei estranho!

    ResponderExcluir
  4. nunca fui em um festival de cinema.

    ResponderExcluir