quinta-feira, 22 de março de 2012

Terra de alguém

Alguém disse uma vez que a vida é belíssima até você comprar e ler o primeiro jornal. Verdade. No meu caso, até eu sair de casa e descobrir que o vizinho do lado insiste em não fazer a coleta seletiva do lixo, que a passagem do ônibus aumentou de novo, que os motoristas ignoram o sinal vermelho, que meus alunos não estão nem aí para o sujeito, o predicado e o professor. Aliás, não estão aí para nada − a não ser funk, sacanagem e novelas da Record.

Felizmente, porém, o dia não se resume à primeira página do noticiário e às suas manchetes tão desanimadoras. Com um bocado de sorte e alguma procura, somos capazes de garimpar uma boa notícia no Segundo Caderno, uma resenha contente no Prosa & Verso ou, ao menos, uma notinha alegre em algum canto da Revista da TV.

Pois foi o que aconteceu comigo no último domingo. Estava eu zanzando distraidamente por um shopping center − aquele Saara de pessoas, compras e crediários correndo de um lado para o outro, crianças fazendo choro, vendedores caçando clientes, um solitário bilheteiro atendendo à quilométrica fila do cinema − quando mais que de repente surgiu um inacreditável oásis bem no meio das vitrines e escadas rolantes.

Um piano, um pianista.

Que deslizava os dedos no teclado como Verissimo dedilha ironia em suas crônicas. De Beatles a Lady Gaga, passando por Coldplay e Guns N' Roses... Oh! Sweet child of mine!

Não demorou muito para o espetáculo ganhar plateia: pessoas que esqueceram as compras e os crediários, crianças que engoliram o choro, vendedores que interromperam a caça... Por alguns minutos. Como se o tempo enfim parasse e um sopro de sensibilidade pairasse. Como se ainda fosse possível a cada um de nós garimpar a boa notícia, a resenha contente, a notinha alegre no jornal preto-e-branco de todos os dias.

Até a quilométrica fila do cinema se desfez, e o solitário bilheteiro pôde se juntar ao restante do público − para ter seus dois decibéis de paz e poesia.

4 comentários:

  1. Muito bom texto cara!

    Estou seguindo.

    Confere meu blog, Código Literário.
    http://codeliterario.blogspot.com.br/
    Comenta e Segui meu blog também.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o texto, e realmente a vida não é somente a primeira página de noticiários, porém a realidade de os estudantes não estarem nem aí para o professor é um perda deles mesmos..
    Parabéns!

    ResponderExcluir