quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cinéfilos

Não sou cinéfilo.

Cinéfilo é o indivíduo que vai ao cinema sem saber o filme a que vai assistir e faz do bilheteiro o novo Rubens Ewald Filho ou Pablo Villaça. Aquele camarada que acredita estar diante da Ana Maria Bahiana ou do Bonequinho Viu. Tá passando o quê? Esse é bom? É muito grande? Tem ação? Não é dramalhão nem comediazinha romântica, né? Musical? Nem pensar! E esse outro? É dublado, não? Teve quantas indicações ao Oscar? Você aplaudiria de pé?

Cinéfila é a adolescente que encontra as amiguinhas fofas na sessão das 17h para botar a fofoca em dia. O papinho começa nos trailers, não se intimida com a fanfarra da Fox, continua lépido e fagueiro mesmo com o Titanic indo a pique e só termina − termina? − nos créditos. O máximo de interação entre o que se passa na tela e as moçoilas são os gritinhos pro DiCaprio. Que, claro, pode ouvi-los...

Cinéfilo é o herói que defende como bom alemão as cópias dubladas  o Schindler das pobres fitas mutiladas. Afinal, os analfabetos não têm direito de ir ao cinema? Os deficientes visuais não podem se divertir num multiplex? E os coitados dos dubladores? Vão ter que vender pipoca se todos os filmes forem legendados? Ah, o mais importante: a idolatrada-salve-salve língua pátria. Valorizemo-la, filhos deste solo!

Cinéfilos são o papai que não desliga o celular e a mamãe que não desliga o filhote curioso, em plena idade dos porquês. Manhê, por que o Superman pode voar e eu não? Por que veste uma cueca vermelha por cima da calça? Por que a kryptonita é verde? Por que o Lex Luthor usa peruca? Por que criadora e criatura têm que discutir essas questões fundamentais para o futuro da humanidade bem no meio do filme?

Disse e repito: não sou cinéfilo. Sou só aquele chato sentado na poltrona da frente − que pede silêncio e uma dose de boa educação.

5 comentários:

  1. ótimo texto.
    me fez repensar se sou mesmo cinéfilo, como supunha ser (rsrs) e como manda o figurino.
    amo cinema, a sala escura, a telona. mas em tempos de download, ingressos caros e falta de educação nas salas, confesso que tenho visto muita coisa em casa. dos candidatos ao oscar, só me falta ver um, por exemplo.
    não conheço nenhum bilheteiro pelo nome (rsrs). não sigo o bonequinho, pois ele já cometeu erros enormes, muitas vezes por puro preconceito, estético, talvez, ou não.
    o imdb está na minha barra de favoritos e entro nele todos os dias para ver o que está sendo lançado lá fora e aqui dentro.
    prefiro os legendados e afins.
    enfim, também "sou só aquele chato sentado que pede silêncio e uma dose de boa educação".
    (rsrsrsrsrs)

    ResponderExcluir
  2. Esse ``chato`` é um justo mesmo, rs. Gostei. É uma pena que nem sempre os cinéfilos do texto que você cita tem real noção das suas besteiras ditas em voz alta como se a sala de cinema fosse o ambiente educado para a falta de educação. Para mim, o cinema é algo grande, maior que sala e além da concepção simplória de entretenimento. É vida retratada e atuada na tela, emoção transmitida ora com talento e ora com falta dele. É arte do som e da imagem unidas para provocar reflexões e encher os olhos 24x por segundo.

    Parabéns pelo texto, até mais
    abraço

    ResponderExcluir
  3. de fato eu também sou aquele chato, mas não peço silêncio... rs adoro cinema, a sensação proporcionada por esta arte é incrível.

    ResponderExcluir
  4. Não adianta, tem filme que perde todo o impacto longe da telona, por isso adoro ver filmes com efeitos especiais no cinema. A única coisa que tem me chateado ultimamente é ter de garimpar filmes legendados. Nada contra nossos talentosos dubladores(não precisam vender pipoca rsrs), mas acho que temos o direito de escolher.

    ResponderExcluir