domingo, 25 de maio de 2014

Tragic Kingdom

Me espanta que algum terráqueo ainda se espante com o American way of businesso jeitinho americano de fazer da vida – e da morte – sempre um bom negócio. Tem causado polêmica, inclusive entre os sobrinhos do Sam, a inauguração do Museu da Memória em Nova York, erguido em homenagem às vítimas e aos heróis da tragédia que pôs abaixo não só o World Trade Center, como também – e talvez principalmente – o sentimento de invulnerabilidade dos Estados Unidos.

Mais do que o museu em si, onde se veem fotografias, maquetes e objetos pessoais de quem esteve no marco zero naquela manhã de setembro de 2001, e mais do que os 24 dólares cobrados na bilheteria (para muitos a entrada deveria ser gratuita ou ter um valor simbólico), o que indignou meio mundo ocidental foi o fato de haver no lugar um shop de souvenires vendendo, entre canecas, camisetas e chaveiros, até cãozinho de pelúcia uniformizado como os animais que ajudaram no resgate de corpos.

Uma fofurice de gosto explosivamente duvidoso – o que já rendeu ao local o apelido de “a pequena loja de horrores”.

A alcunha é até adequada. Mas a reação global me pareceu um overacting digno dos piores dramalhões hollywoodianos. Uma bomba atômica em copo d’água. Dessa vez, que o Capitão América não me escute e execute, os ianques não se superaram. Quando ouvi falar no projeto desse tal Museu da Memória, lá pelos idos de dois mil e george bush, imaginei que os imagineers da Grande Maçã fossem mais trekkies – e pirassem onde nenhum homem, mulher ou klingon jamais pirou.

Cadê o simulador 10-D para o público experimentar a sensação de se espatifar num dos edifícios mais altos do planeta? Cadê os fliperamas em que o jogador soma pontos ao desarmar explosivos, interceptar kamikazes e matar terroristas? Cadê os cast members vestidos de bombeiros ou – melhor ainda – de Torres Gêmeas, a postos para fotos com os visitantes? Cadê os deliciosos cookies, donuts e cupcakes decorados com os nomes das vítimas? Cadê os fogos de artifício nas cores vermelha, azul e branca para encerrar o dia no parque com os olhos cheios de glicose?

Que me perdoem os fãs de Obama e Michelle: mas não se fazem mais disneylândias como antigamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário