domingo, 27 de outubro de 2013

Detalhes

Jardim de infância. Eu devia ter uns quatro, cinco anos. Subia e descia o escorrega do parquinho da escola, quando me deu aquela vontade de fazer xixi. Fiquei com vergonha de pedir à tia Cláudia pra ir ao banheiro e acabei molhando o uniforme. Não lembro bem como foi, mas depois confessei (ou confessaram) meu crime a ela e voltei pra casa de shortinho trocado.

Outra: tomei mamadeira até sete, oito primaveras. Juro. Podem anotar aí que o marmanjo aqui, que já sabia ler e escrever – a ponto de ter desbravado sozinhamente as páginas do clássico infantil O pintinho cabeçudo –, saboreava o mingau de mamãe todo santíssimo dia antes de ir pro colégio. E ainda lambia o bico.

Querem mais? A vez em que quase engoli uma moeda. Podia ter sido uma bala Soft, mas não – foi o vil metal. Sinal precoce da minha ganância capitalista de (ainda) pequeno burguês. Não por acaso eu também devorava as revistas do Tio Patinhas e as coxinhas mais poupançudas nas festinhas de aniversário dos amigos.

O pior vocês não sabem: sempre senti uma inveja caímica do meu irmãozinho por ele ter aprendido a andar de bicicleta e eu não; por ele chegar aos chefões de fase do Sonic muito antes de mim; por ter me levado à falência inúmeras vezes jogando Banco Imobiliário; por mostrar mais jeito pra Romário do que eu. Pensa que eu esqueci aquela caneta no play bem na frente dos outros, manito?

Mas meu dark side não para por aí. Fui à Disney duas vezes e, em ambas, me emocionei ao abraçar o Mickey. Chorei vendo Marley e eu no cinema. Fiz a coreografia (completa) de “Ilariê” na minha festa de casamento. Perco a dignidade aos primeiros acordes de “Dancing queen”. Ainda mergulho biscoito no café. Discuto novela como se fosse vida real. Corro de lagartixa feito figurante japonês do Godzilla.

Já votei no Fernando Henrique e no Lula.

Alguém há de perguntar a razão desse arquivo confidencial. O motivo dessa sessão de descarrego. O porquê desse momento meu-passado-me-condena. Só estou me antecipando a quem se arriscar a escrever minha biografia não autorizada. A quem ousar invadir minha privacidade e botar no varal do mundo aquela velha calça desbotada (ou coisa assim).

Não adianta nem tentar.

3 comentários:

  1. Todos nós temos um passado negro, mas particularmente eu não tenho vergonha nenhuma do meu, pelo contrário, assim como você, eu falo naturalmente das minhas pérolas do passado e ainda dou risada de tudo. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa sua autobiografia!
    E pelo seu depoimento, Acredito que você teve um passado sensacional.
    Eu tbm já tive um passado negro. Aprontei muito no passado. e hoje em dia, as vezes apronto, mas de forma ponderada? kkkk

    Parabéns pelo blog.

    -

    Se der passa lá no meu blog. É sobre meus trabalhos artísticos, ilustrações, caricaturas, desenhos manuais, etc...

    http://alemarquesarts.blogspot.com.br/

    Thanks.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua autobiografia! Dei várias risadas aqui, é o tipo de coisa que gosto de ler após um dia cansativo e estrassante. Essas memórias do passado nos fazem esquecer muitas coisas do cotidiano, são ótimas para descontrair.

    http://meupassatemponodiaadia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir