domingo, 16 de junho de 2013

Por causa de vinte centavos

Não é por causa do ônibus com ar geladinho, meia dúzia de passageiros e motorista zen que se pega todos os dias, às sete – sete e dois no máximo –, no ponto perto de casa. Não é por causa do metrô praticamente londrino, que, com suas infinitas linhas, transforma qualquer expedição entre a Pavuna e a Barra num passeio ensolarado do Leme ao Pontal. Não é por causa dos ferry boats (vulgo barcas) que praticam nado sincronizado na Baía de Guanabara ou no Tietê.

Não é por causa da imensa rede de hospitais e postos de saúde que faz todo paciente se sentir portador de Alzheimer só por ter esquecido o significado da palavra fila. Não é por causa das escolas que somam professores bem remunerados, subtraem indisciplinas e demagogias, multiplicam cidadãos e dividem conhecimento. Não é por causa da excelência swática das nossas forças de segurança, tropas de elite abarrotadas de Capitães Nascimentos.

Não é por causa dos campos de golf verdinhos, verdinhos que revestem o sertão nordestino como um tapete felpudo, onde famílias inteiras se refestelam nas horas de folga, quando não estão plantando e colhendo feijão, arroz, milho, mandioca, até um tubérculo exótico por estas bandas – uma tal de dignidade –, independentemente da estação.

Não é por causa das declarações sempre sensatas e das sobrancelhas impecavelmente benfeitas do ilustre deputado que preside certa comissão de direitos humanos. Não é por causa dos outros deputados, e senadores, e vereadores – tão ilustres quanto –, que invariavelmente diminuem o próprio salário, cortam os próprios benefícios, o próprio auxílio-cueca, ao primeiro sinal de crise econômica nos Países Baixos.

Não é por causa das estradas tão macias e cuidadas quanto o gramado importado do novo Maraca. Não é por causa dos aeroportos tão confortáveis e espaçosos quanto o playground do Thor na mansão Batista. Não é por causa dos portos tão modernos e bem equipados quanto o Projac.

Não é por causa da Copa do Mundo. Muito menos por causa dos Jogos Olímpicos. Quem em sã consciência protestaria contra a realização de eventos que só têm trazido orgulho aos brasileiros? (Minto: têm trazido também grandes mamíferos proboscídeos, da família dos elefantídeos, dotados de longa tromba flexível e forrados de mármore branco dos mais caros. E-le-gan-tér-ri-mos.)

Não é por causa da imprensa incansavelmente vigilante que denuncia qualquer tomate inflacionado onde só pode existir um paraíso tropical, abençoado por Marinhos, Macedos e Malafaias, bonito por (muito mais que) natureza – e que em fevereiro, março, abril... ainda tem carnaval.

É por causa – calaro, óbivio – daqueles vinte centavos a mais na passagem.

Merreca, trocado, esmola que é a síntese do nosso apetite ancestral por molho vinagrete temperado com spray de pimenta. Do nosso desejo freudiano de levar umas cacetadas de homens fardados montados a cavalo. Da nossa vontade uterina de ser xingado de vândalo e rebelde sem causa por um Jabor da vida.

(Que, cá entre nós, é a caricatura violenta da caricatura de um reacionário que a mídia caduca ainda exibe no horário nobre.)

7 comentários:

  1. Infeliz daquele que compra o que a mídia vende... torcendo para que com essas manifestações a mente brasileira possa mudar, que deixem de ter amnésia a cada eleição e que se tornem cidadãos críticos e reflexivos que lutam pelos seus direitos!

    ResponderExcluir
  2. Genial! Não encontro outra palavra para definir seu texto! É genial! O Brasil precisava mesmo dessa sacudida... Só espero que não termine em pizza!

    ResponderExcluir
  3. Fábio, sensacional seu texto. De um bom humor agridoce e uma crítica feroz à situação de nosso país. Parabéns. São de "desocupados" como você que o Brasil está precisando. Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post, está de parabéns

    Gostei muito da ironia de suas palavras. Não são apenas 0,20 centavos, e sim diretos, o povo brasileiro não aguenta mais ser explorado, ja esta mais do que na hora de ir a luta, mas claro que não com violência, mas sim com movimentos pacíficos, mas que incomoda o governo!

    Tenho um post sobre isso também

    http://naomedigaabsurdos.blogspot.com.br/2013/06/protestos.html

    ResponderExcluir
  5. Eu só espero que daqui um tempinho não se esqueçam de tudo o que fizeram para melhorar o país . Muito bom seu texto !!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o texto, sou pessimista e tenho quase certeza que logo logo o povo vai esquecer de tudo isso

    ResponderExcluir