domingo, 30 de junho de 2013

As outras

Fernanda que não me escute: mas quando saio andando por aí, me apaixono muitas vezes. Pode ser no caminho do trabalho, de casa, da padaria, do banco. Chova ou faça sol entre nuvens. Basta que as Melissinhas daquela mulher atravessem a rua em câmera lenta – o céu azula todinho, o queixo cai e ainda arrasta os olhos.

Basta que o gari dê uma sambadinha entre uma lixeira e outra. Que a vó não resista às bochechas indecentemente fofas da neta e leve o pão doce. Que o motorista do ônibus deixe o volante para ajudar o tiozinho a subir com as sacolas do mercado. Que os amigos dos tempos da brilhantina se encontrem na esquina para rir bem alto das atuais carequices.

Que o ambulante cumprimente até o sujeito que jamais compra nem alfinete pirata.

Que aquele sobrado esteja sempre no mesmo lugar, entre os dois fura-céus: a árvore esparramando sua copa sobre o quintal, o senhor de óculos grisalhos bebendo a caneca na janela do segundo andar, a mulher de vestido gordo varrendo as folhas com a mangueira, o molecote de shortinho verde correndo da água com as mãos sujas de terra e biscoito maizena.

Basta que um pingo da cena tinja a calçada, respingue nos meus pés, que o meu coração, em vez de acelerar, cameralenta – no mesmo passo daquelas Melissinhas.

Basta que, de repente, o mp3 replaye a canção que eu já tinha esquecido que um dia existiu. Que ela sirva de trilha para o beijo do casal diante dos jornais expostos na banca. Que os jornais da manhã anterior cubram o sem-teto que insiste em repetir o mesmo poema para quem vai apressado.

Que um verso se solte do asfalto.

Basta isso para que eu tropece de amores mais uma vez, e a vida – incansavelmente generosa – prove que não se contenta com a monogamia.

5 comentários:

  1. São tantas coisas simples , mas belíssimas , que tem o poder de mudar o dia , deixar mais belo ...
    Infelizmente , muita gente , está apressada demais para observar ...
    Ranna .
    Sonhos na Estante .

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo blog. Muito bom. Excelente texto.

    ResponderExcluir
  3. Belo texto, Fábio! Bons momentos quando ampliamos a nossa percepção e vemos como há muito nessa vida que provoca o encantamento.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por ter essa visão da vida. Infelizmente, esse tipo de visão está cada vez mais raro. As pessoas tem perdido cada vez mais a fé na humanidade. Abçs!

    ResponderExcluir