domingo, 3 de março de 2013

La pitomba miraculosa

Anda correndo um boato na internet de que a limonada suíça cura o câncer. Alto lá. Não é bem assim. Segundo estudos recentes desenvolvidos por cientistas argentinos da Universidade de San Ernesto, um dos componentes do limão-dos-alpes – a geraniolina – apenas inibe a produção de células cancerosas. Repetindo: i-ni-be.

É bom deixar isso claro, pois já há companheiros e companheiras espalhando pelas redes sociais que a notícia da fruta milagrosa ainda não foi divulgada na Grande Mídia porque a TV Globinho não quer; porque a família Bob Marinho Esponja tem conchavo com a indústria farmacêutica; porque – pasmem – o Luciano Hulk prefere acerolas geneticamente modificadas à base de raios gama.

Houve até gente apostando que Yoani Sanchez – a blogueira que não apara as madeixas desde a Revolução Cubana – faz parte dessa conspiração global. A jornalista fingiria desconhecer os benefícios do limão-dos-alpes só para não aumentar o ibope da família Castro. Dizem as más línguas que a fruta é cultivada e usada como remédio na ilha de Fidel, com bastante sucesso, há décadas.

Tudo balela – retrucam as piores línguas, as que vêm com o rostinho bonito do Mick Jagger junto.

De acordo com o último relatório das FARC (as Fiéis Adoradoras da Realeza Castro), toda essa história de limonada suíça – que começou lá com os cientistas argentinos e acabou na cabeleira da Yoani – não passaria de uma cortina de fumaça expelida pelo flatulento Tio Sam para impedir que o mundo descobrisse a verdadeira ambrosia cubana: a pitomba, essa sim capaz de curar não só o câncer, como qualquer tipo de gripe, seja ela suína, bovina ou divina.

Capaz também – essa é quase tão difícil de engolir quanto a própria pitomba – de livrar o planeta do mais ianque dos vícios: a dependência química do molho especial contido nos dois hambúrgueres, alface, queijo, cebola e picles, num pão com gergelim. Daí o pavor dos americanos, que já preveem a ruína do Império se não puderem vender seu McFish, digo, seu peixe.

Sinceramente? Não sei mais em quem acreditar: nos cientistas? na Globinho? no Hulk? na Yoani? nas más línguas? nas piores? nas FARC?

É tanto meteoro atravessando o céu que não ponho o dedo mindinho no fogo nem por esta crônica.

Pelo sim, pelo não, já botei o limão-dos-alpes e a pitomba cubana na lista da feira. Vai que pelo menos ajudem a combater os radicais livres.

5 comentários:

  1. Muito legal seu blog!
    Se puder visite o meu por favor?
    http://notequest.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. realmente, e tanta informaçao distorcida hoje em dia, que a gente fica sem saber em qual confiar... cabe a nós o bom senso.

    ResponderExcluir
  3. Fala-se muito hj em dia... na TV principalmente, é tanta mentira, aquele programa de sexta a noite o Globo repórter, sempre aparece uma fruta que cura alguma doença.

    ResponderExcluir
  4. Acho perigoso divulgar essas notícias, sem comprovação alguma, pois muitas pessoas entendem da forma de seu ponto de vista e não como é divulgada.

    ResponderExcluir
  5. Fábio, só com bom humor mesmo para lidar com tanta [des]informação! Vamos inclir o limão-dos-alpes na lista da feira, mas não vamos achar que descobriu-se a cura de todos os males, né!

    ResponderExcluir