domingo, 10 de junho de 2012

Caixa preta

Um acidente de avião deixou mais de 150 mortos na Nigéria. A queda e explosão da aeronave, num bairro pobre e populoso de Lagos, não apenas mataram todos os tripulantes e passageiros, como também vitimaram pessoas que estavam em suas casas no momento da catástrofe. Esse já é o pior desastre aéreo do país nas últimas duas décadas.

E a notícia surge em nossos fantásticos jornais nacionais entre uma visita à humilde residência de Michel Teló e os gols da rodada. Entre os festejos pelos sessenta anos de reinado de Elizabeth II e a entrevista ex-clu-si-va de Ronaldinho Gaúcho. Entre a chegada de baleias da Antártida a Abrolhos e o anúncio de que o Lanterna Verde é gay.

Imaginemos agora que o mesmíssimo avião – com seus mais de 150 tripulantes e passageiros – caísse nos subúrbios de Nova York, Londres, Paris.

Logo ouviríamos o inconfundível tema do plantão global. Logo toparíamos com William Bonner, ao vivo e em high-definition, direto dos escombros. Logo daríamos com Miriam Leitão falando sobre os impactos da tragédia na economia local e nas bolsas asiáticas. Logo nos depararíamos com Alexandre Garcia analisando as misteriosas causas do acidente.

Logo o acontecimento teria um Globo repórter para chamar só de seu.

E eu, cá com minhas letrinhas, sem mais o que fazer, passei a semana me perguntando por quê. Por quê. Mil vezes por quê. Uma crônica inteira de porquês. Um Manhattan connection – de cabo a rabo, de Lucas Mendes a Diogo Mainardi – de porquês. Porque há fatos e fatos, lugares e lugares, histórias e histórias, pessoas e pessoas?

Porque, infelizmente, há vidas e vidas.

4 comentários:

  1. Olá :)

    Infelizmente, as coisas hoje em dia funcionam assim: os mais ricos e poderosos no destaque, e aqueles outros os pobres normais são postos de lado dos holofotes... Uma incrivel injustiça :(

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Pois é Fábio, existem jornais e jornais...jornalistas e jornalistas e existem telespectadores e os questionadores...que bom que existem esses últimos...rsrs Grande abraço!!!

    http://alternativassonoras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sempre que acontecem tragédias com povos "ignorados" midiaticamente, eu me pergunto por quê.

    ResponderExcluir
  4. É uma dureza saber e dizer que este comportamento jornalistico é comum, pois dizer que é normal seria concordar com isso!!!!
    Parabéns pelos artigos!

    fcardozzo.wordpress.com

    ResponderExcluir